quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Tratamento para o Transtorno Bipolar e ganho de Peso

Ouvi de alguns pacientes recentemente a seguinte frase: "Bipolar, depressivo/ou maníaco e gordo???"
Bem pensando nestes relatos tão angustiados de pacientes que sentem-se bastante rotulados pela sociedade, infelizmente, este preconceito existe. Nesta semana que estamos falando em todos os locais em exclusão acredito este ser um assunto de suma importância, principalmente aos portadores de THB.
Sim é uma constatação real, estabilizadores de humor, realmente aumentam o peso, porém são necessários, resta aqui uma discussão em que precisamos entrar, que diz respeito aos pesiquiatras, nutricionistasm terapêutas, acredito eu me encaixando nos profissionais terapêutas e nutricionistas, que a interação de equipes é essencial, e somente desta forma poderemos discutir o melhor para o paciente.
Sim concordo que medicamento é essencial, porém também concordo que a DM Tipo 2 , a Síndrome metabólica, também não é um "KIT"dos mais agradáveis, sem falar na baixa estima de estar obeso.
Conheço Psiquiatras concientes que fazem uso de medicamentos de última geração que diminuem os efeitos colaterais como ganho de peso. Porém segue minha ressalva que enquanto não houver diálogo entre a equipe destes pacientes.Visando o trabalho multidiciplinar.
Melhora do humor é bom, sim para todos, manutenção do peso também.
Então, medicamentos, dieta, exercícios e terapia, este é o caminho.
Rita Cherutti- Nutricionista e Terapeuta

Nenhum comentário:

Postar um comentário