segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Alimentação no Climatério

Com a idade precisamos fazer algumas mudanças adaptativas em relação a muitas coisas, como horas de sono, desejo sexual, a ausência dos filhos, o fim de um longo casamento, um namorado novo, descobrir-se mulher novamente para muitas. Neste sentido a alimentação desenvolve um papel fundamental devendo também ter algumas alterações tanto em quantidade como em qualidade, vou tentar passar-lhes algumas dicas:
-Reduzir a alimentação diária em cerca de 200 a 400 calorias diárias, devendo ser pobre em gorduras e açúcares, e rica em frutas, vegetais, fibras e grãos. A ingestão de cálcio e vitamina D é fundamental .
-O magnésio, que também ajuda a complementar a dieta, pode ser encontrado nos cereais de trigo integral, castanhas, iogurte, vegetais verdes e legumes. Bebidas como café, chá, colas e outros refrigerantes devem ser evitadas ao máximo, assim como bebidas alcoólicas.
-Evite também alimentos ricos em sódio.
- Abuse dos funcionais, alimentos do bom Humor como os alimentos ricos em Triptofano, como : carnes magras, queijos brancos, cereais integrais;
- Medidas simples podem ser potencialmente benéficas como substituir o queijo amarelo por queijo branco, substituir as farinhas brancas como pão branco por pão integral;
- No lugar do leite que pode não “cair “muito bem, invista nos iogurtes como boa fonte de cálcio, sucos à base de soja,
Algumas mulheres necessitam de suplementação de Zinco, Complexo B, Vitamina D- No caso de dúvidas procure um nutricionista!
Rita Cherutti- Nutricionista-Especialista em Psicologia- Terapêuta Nutricional



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