sábado, 21 de agosto de 2010

Síndrome de Down e Doença Celíaca

Doença celíaca em crianças e adolescentes com síndrome de Down

Celiac disease in children and adolescents with Down syndrome

Resumo
Objetivos: Alta prevalência de doença celíaca em pacientes com síndrome de Down tem sido descrita em vários países. No entanto, no Brasil ainda não há relatos mostrando essa associação. O presente estudo teve como objetivo avaliar a prevalência de doença celíaca em crianças e adolescentes com síndrome de Down no sul do Brasil.
Métodos: Setenta e um pacientes (32 do sexo feminino e 39 masculino, 2-18 anos) provenientes de Curitiba, Brasil, foram estudados.
Oitenta indivíduos (42 do sexo masculino e 38 feminino, 2-19 anos) foram utilizados como controles do estudo. Todas as amostras foram investigadas para anticorpo anti-endomísio (EmA) e anti-transglutaminase tecidual (anti-tTG). O EmA foi pesquisado através de imunofluorescência indireta usando cordão umbilical como substrato e o anti-tTG através da técnica de ELISA, utilizando transglutaminase tecidual como antígeno. As dosagens de IgA foram realizadas por turbidimetria.
Resultados: Cinco pacientes com síndrome de Down (7%) foram positivos para EmA-IgA, com títulos entre 1/5 to 1/80 e catorze (17,5%) para anti-tTG (21-340 units). Todos os pacientes positivos para EmA apresentaram simultaneamente positividade para o anti-tTG.
Os achados clínicos e histológicos na mucosa intestinal confimaram doença celíaca em quatro pacientes. O outro paciente EmA positivo não foi submetido a biópsia duodenal. Os pacientes positivos apenas para anti-tTG apresentaram valores limítrofes (< 25 unidades) e eram assintomáticos. Nenhum indivíduo do grupo controle foi positivo para EmA ou anti-tTG. Nenhuma amostra do estudo foi deficiente para IgA.
Conclusões: Os dados do presente estudo mostram alta prevalência
(5,6%) de doença celíaca confirmada em crianças e adolescentes
com síndrome de Down da região sul do Brasil.
J Pediatr (Rio J). 2005;81(5):373-6: Anticorpos anti-endomísio,
anticorpos anti-transglutaminase, doença celíaca, síndrome de Down.

Nenhum comentário:

Postar um comentário