quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Nutrição e Síndrome de Down

Obstipação intestinal – Como evitá-la

A criança com Síndrome de Down apresenta hipotonia (variando quanto à intensidade de criança para criança) que pode acabar comprometendo o funcionamento do intestino. Normalmente, elas possuem obstipação intestinal, que pode ser prevenida tomando-se alguns cuidados com a alimentação.
O nosso intestino deve funcionar diariamente e as fezes devem ser de consistência pastosa, sem que haja esforço para sua eliminação.
Para isso, devemos incluir na alimentação da pessoa frutas, legumes e verduras em abundância. As frutas, legumes e verduras são alimentos indispensáveis ao nosso organismo, pois além de serem ricos em vitaminas e sais minerais, contêm grande quantidade de fibras e celulose que, por não serem digeridas, acabam se misturando ao bolo fecal, estimulando o peristaltismo intestinal (ou seja, o movimento natural do intestino). Assim, o trabalho o funcionamento do intestino ficam facilitados.
Todos os tipos de frutas devem ser incluídos na alimentação da pessoa, principalmente as frutas cítricas (limão, laranja, caju mexerica, abacaxi, morango, goiaba) que, além de serem ricas em celulose, são grande fornecedores de vitamina C, que estimula as funções de defesa do organismo, diminuindo a predisposição a infecções, como gripe, bronquite, pneumonia.
As frutas sempre que possível, devem ser comidas com casca e bagaço, após uma perfeita higienização.
A água também é um nutriente que ajuda e favorece o funcionamento intestinal. Não se esqueça de oferecer grande quantidade de líquido à criança durante o dia.
O quadro, a seguir, mostra os principais alimentos que ajudam e desfavorecem o funcionamento do intestino.

Embora alguns alimentos sejam favoráveis ao funcionamento intestinal, não devem ser ingeridos em excesso, pois podem trazer outros tipos de prejuízos. Por exemplo, o abacate é laxativo, mas se a criança ingerir três copos de vitamina de abacate por dia certamente engordará.

Obesidade

Como a pessoa com Síndrome de Down pode ter uma tendência à obesidade, devemos restringir alguns alimentos de sua dieta, além de nos preocuparmos também com a quantidade de alimentos que oferecemos a ela.
Balas, biscoitos, bolachas, pirulitos, sorvetes, bombons, doces em geral, alimentos gordurosos (azeitonas, amendoim, carnes gordas), farinhas enlatadas e refrigerantes devem ser evitados no dia-a-dia. Eventualmente, podem ser dados, desde que não haja exagero.
A pessoa pode e deve comer frutas e hortaliças, carnes magras, queijos magros (ricota, queijo fresco). Frutas como abacate, banana e caqui são bastante calóricas, que podem ser ingeridas, mas a quantidade deve ser limitada.
Na verdade, a pessoa pode comer de tudo, inclusive pão, bolo, doces, desde que não seja em excesso. Se a pessoa comer bolo no café da manhã, dê somente uma fatia e preste atenção para não oferecer no mesmo dia um doce de sobremesa.
De preferência, não adoce com açúcar o suco, leite, chá ou frutas. Se a pessoa for acostumada assim desde bebê, não sentirá falta do açúcar.
Acostume seu filho a alimentar-se somente no horário das refeições – café da manhã, almoço e jantar. O ideal é que nada seja ingerido entre estas refeições, porém, se a criança pedir algo para comer, ofereça queijo, frutas ou suco de fruta natural, ao invés de doces, bolachas, salgadinhos, refrigerantes.

3 comentários:

  1. Oi Rita! Tudo bem! Achei maravilhoso teu blog e é uma pauta para o programa Visão Social (www.visaosocial.inf.br). Entra em contato pelo email: visaosocial@hotmail.com para que a gente agende uma entrevista. Fiquei conhecendo este trabalho numa postagem do Sílvio Belbute no Facebook! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Que bom, fico feliz com teu comentário! bj

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Rita, meu nome é erica, pf se ver este comentário me responda, por favor! Estou prestes a trabalhar numa clinica que atende crianças especiais , sou nutricionista e ainda nao tenho esperiencia com crianças/adolescentes especiaia; Me preocupo muito em fazer um trabalho eficiente, gosatria que vç me indicasse referencia de livros /trabalhos pra eu estudar!
    gostaria de material sobre avvaliação antropométrica e calculo de de vet (só trabalhei ate agora com adulatos) e sobre particularidades das varias necessidades especias!
    meu email é: gilbertoerica@yahoo.com.brmuito agradecida, vou adicinar seu blog a meus favoritos!
    Erica cordeiro

    ResponderExcluir