sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Dieta Cetogênica e Dieta de Atkins Modificada no Tratamento da Epilepsia Refratária em Crianças e Adultos

Ketogenic diet and modified Atkins diet in the treatment of intractable epilepsy in children and adults

Introdução: A dieta cetogênica (DC) e a dieta de Atkins modificada (DAM) são dietas terapêuticas mundialmente utilizadas no tratamento da epilepsia refratária em crianças e adultos. No Brasil estas modalidades de tratamento são pouco indicadas, restringindo a poucos centros. Metodologia: Revisão de literatura sobre a utilização da DC e DAM no tratamento da epilepsia refratária. Conclusões: A DC e a DAM são opções terapêuticas eficazes e seguras no tratamento da epilepsia refratária. O acompanhamento destes pacientes deve ser rigoroso, com equipe treinada, prevendo os riscos potenciais e realizando dietas palatáveis e diversificadas.

A Dieta Cetogênica é uma dieta terapêutica precisamente calculada, baseada na altura, idade e peso ideal do paciente. É rica em gorduras, normal em proteínas (dependendo da faixa etária e do estado nutricional do paciente) e pobre em carboidratos. Quando ingerida, permite uma incompleta queima das gorduras pelo fígado resultando em corpos cetônicos no sangue e urina. Estes corpos cetônicos serão utilizados para a produção de cetose que é importante para o tratamento das crises. Esta Dieta permite uma adequada nutrição, que é necessária para o crescimento e funções normais do corpo. É chamada Dieta Cetogênica porque ela faz com que o paciente esteja num constante estado de cetose.

Para iniciar a Dieta, o paciente deve passar com o profissional capacitado, permanecendo em jejum de alimentos sólidos e líquidos até que apresente cetonúria (corpos cetônicos na urina e estes são medidos em uma fita própria parecida com a do diabetes) intensa, quando então é iniciada a Dieta.
WILDER R.M. The effects of ketonemia on the course of epilepsy. Mayo Clin Proc. 1921; 2:307-308.
SWINK T.; VINING E. P. G.; FREEMAN J. M. - The ketogenic diet. Adv Pediatr, 44: 297-329, 1997.
SHIELDS W. D. - Catastrophic epilepsy in childhood. Epilepsia, 41(Suppl.2): S2-S6, 2000.
4. LOHMAN, TIMOTY G. 1988 - Anthropometric Standardization Reference Manual. Editor Human Kinetics Trade. ISBN 0873221214 - 1ª edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário