segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Autismo-Resistência à novos alimentos

É comum ouvir relatos de pais que chegam até a consulta sem saber o que fazer com filho que a 1 mês como apenas cenoura, por exemplo e tudo que tiver esta cor, este comportamento pode ser explicado como maneirismo.
Maneirismo:
- Referem-se a certos tipos de alimentos, quer no sentido de repulsa, quer no sentido de desejo.
- Ex: Desejo eletivo por alimentos de cor branda.Repulsa
a alimentos vermelhos.(Marcelli, 1998)
Outras dúvidas são a respeito da ingestão de Shampoo, tijolos, prendedores de roupas e outras substâncias não nutritivas que muito nos lembra o Transtono de Pica:
Pica:
- Ingestão persistente de substâncias não nutritivas,inadequadas para o desenvolvimento e que não fazem parte de uma prática culturalmente aceita.
(Appolinário e Claudino, 2000).
Alguns podem, porém não é comum apresentar sintomas de Coprofagia:
Coprofagia:
- Ingestão de fezes. Não é comum.(Marcelli, 1998)
Vale lembrar que a ajuda profissional se faz necessária para correta identificação e diagnóstico.

2 comentários:

  1. Exatamente.No nosso caso,o meu filho come massa cozida em água e azeite,pão,leite,ice tea e quando ele está muito bem disposto aceita pizza.E não vale a pena por a irmã a comer perto,porque só aumenta a sua repulsa pelos alimentos,não há que forçar,é aprender a viver com isso,o que magoa muito são os comentários dos familiares(mais afastados)ou pessoas conhecidas,que nos dizem que ele só come porcarias,que isso é mimo...enfim.Parabéns por este cantinho!

    ResponderExcluir
  2. Que bom Dulce, ouvir teu relato, e saiba que é extremamente comum, 9 entre 10 que eu atendo são assim...Cabe a nós trabalhar sem forçar, respeitar os limites sempre! Obrigada!

    ResponderExcluir